PANORAMA EM PORTUGAL
A Importância do Bloqueio da Ignição por Alcoolémia para Redução de Acidentes de Trânsito em Portugal
Atualmente no nosso país o consumo de substâncias psicoativas como o álcool e as drogas atingiu um nível preocupante. Este fenómeno acarreta um impacto no seio das famílias que tem implicações no mercado de trabalho e em toda a esfera da sociedade.
Consequências da dependência do álcool
O álcool é uma substância psicoativa que consumido sem moderação causa dependência e constitui a 3.ª principal causa de doença e morte prematura a nível mundial. O seu consumo excessivo e prolongado está associado a um conjunto de consequências em função da quantidade, da duração e de fatores inerentes ao indivíduo, como problemas neuromusculares, gastrointestinais, cardiovasculares e sexuais, para além de consequências familiares, sociais e laborais.
Números preocupantes em Portugal
De acordo com o relatório do SICAD sobre a situação do País em matéria de álcool o consumo estimado de álcool per capita (+15 anos) em 2016 era de 12,3 litros de álcool puro por ano (20,5 litros – homens vs. 5,1 litros – mulheres), valor superior aquele que é atribuído ao conjunto da Região Europeia da Organização Mundial de Saúde (OMS Europa) de 9,8 litros. A prevalência de consumo de qualquer bebida alcoólica é de 85% ao longo da vida, 58% nos últimos 12 meses e 49% nos últimos 30 dias.
Tipos de consumo causam alarme
No Inquérito Nacional da Saúde de 2019, mais de metade dos residentes em Portugal tinha consumido diariamente (21%) ou regularmente (37%) bebidas alcoólicas nos últimos 12 meses. Entre os consumidores atuais, o consumo diário/ quase diário de alguma bebida alcoólica é de 43% (20% dos inquiridos), com 25% dos consumidores a ingerirem diariamente vinho e 15% cerveja, nos últimos 30 dias. Entre os que tiveram este tipo de consumo, 11% disse que o fez numa base semanal e 3% todos os dias.
CONDUÇÃO SOB O EFEITO DO ÁLCOOL
Em suma, outros dados chocantes poderiam ser apresentados. A crise está instalada e cabe aos governos adotarem práticas que controlem e protejam a sociedade. Os jovens que num futuro próximo vão entrar para o mercado de trabalho e constituir família vão também partilhar os seus valores e costumes com a próxima geração. Se não adotarmos políticas efetivas no controlo ao álcool as consequências serão ainda mais dramáticas e devastadores tendo claramente impacto na produção de riqueza do país.
Este cenário direto ou indiretamente será transferido para as estradas e com impactos ainda maiores. Apesar do número de mortes ter vindo a diminuir e as tecnologias rodoviárias mostrarem uma grande evolução, a verdade é que podemos e devemos fazer ainda mais enquanto sociedade responsável e preocupada pelo bem estar dos seus cidadãos.
Os acidentes de viação registados em Portugal no ano de 2019 tiveram um custo económico e social para o país estimado em 6 422,9 milhões de euros, um valor que representa 3,03% da riqueza criado no país nesse ano.
Relativamente à condução sob o efeito do álcool, no período de 2016 a 2018, assinalamos que 6,1% do total de acidentes envolveram pelo menos um condutor com TAS > a 0,5g/l, resultando daí 20,9% do total de vítimas mortais registadas e 14,6% do número total de feridos graves naquele período.
A SOLUÇÃO: BLOQUEIO DA IGNIÇÃO POR ALCOOLÉMIA
Consideramos que o enquadramento anteriormente referenciado merece uma reflexão séria e cuidada por parte da sociedade e em especial pelos partidos políticos.
Em 2019, a maioria dos condutores que perdeu a vida na estrada estava sóbria ou dentro dos limites legais do consumo de álcool, mas em 37% dos casos esse limite tinha sido ultrapassado, e a grande maioria tinha bebido além do teto máximo de 1,2 g/l, o limite para ser considerado crime. Estas são conclusões dos dados do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses. Este cenário é mais uma prova de que o álcool tem recuperado influência na sinistralidade mortal das estradas portuguesas, numa tendência que se verifica desde 2014.
Existem atualmente ferramentas largamente testadas no âmbito do Bloqueio da Ignição por Alcoolémia. O sistema Alcolock é uma tecnologia comprovada que desempenha um papel fundamental na redução de acidentes de trânsito oriundos do consumo de álcool.
O dispositivo exige que o condutor faça um teste de deteção da taxa de álcool no sangue através do ar expirado. Se o dispositivo detetar a presença de álcool no sangue, a ignição do veículo é bloqueada. No caso do condutor não efetuar o teste, a ignição fica igualmente bloqueada. Ao tornar obrigatório este sistema, podemos fomentar e promover significativamente a segurança rodoviária e salvar vidas.
Proteja a sua empresa instalando um dispositivo de bloqueio de ignição para álcool
Esta é uma solução única para o sector dos transportes e de frotas empresariais. O dispositivo de bloqueio de ignição por álcool da LifeSafer permite às empresas de transportes e aos condutores a utilização de um dispositivo de bloqueio de ignição para álcool, tendo em vista minimizar o risco de acidentes relacionados com o álcool no local de trabalho. Também melhora a imagem das empresas que instalam o dispositivo, aumentando assim a redução do risco de seguro de responsabilidade civil.
BLOQUEIO DA IGNIÇÃO POR ALCOOLÉMIA
Diversos estudos mostram que o consumo de álcool é uma das principais causas de acidentes graves e mortes nas estradas. O sistema Alcolock impede que motoristas embriagados conduzam veículos e, por conseguinte, reduzir o risco de acidentes e fatalidades. O álcool é uma doença e, portanto, motoristas que já foram condenados por condução sob o efeito de álcool têm maior probabilidade de reincidência.
O sistema Alcolock atua como uma medida preventiva eficaz, garantido que esses motoristas não possam iniciar os veículos enquanto estiverem sob a influência de álcool. Existe uma responsabilidade social e cívica, pois esta afeita afeta não apenas o motorista, porém coloca em risco a segurança de todos os utilizados da estrada.
Como foi anteriormente referenciado os impactos financeiros são enormes com o custo de mais de 3% do PIB. Os acidentes de trânsito causados pelo consumo de álcool resultam num custo significativo para os contribuintes e sociedade, incluindo despesas com cuidados de saúde, perda de produtividade e danos materiais. A implementação deste sistema para além de um controlo sobre os prevaricadores, pode incutir aos custos da sua instalação, aliviando o ônus financeiro sobre os sistemas de saúde, estado, seguradoras, forças de segurança além de preservar recursos valiosos.
Muitos países na Europa já adotaram esta funcionalidade como medida de combate eficaz sob efeito do álcool, como França, Espanha, Bélgica, etc. Pesquisas quantitativas em larga escala sobre bloqueios de ignição de álcool mostram que são 40 a 95% mais eficazes na prevenção da reincidência ao conduzir alcoolizado do que as medidas mais convencionais como retirar a carta ou multas.
Note-se que, devido à legislação europeia em vigor, os novos veículos vendidos a partir de 07/07/2024 têm de ser entregues com uma pré-instalação deste tipo de equipamento, ou seja, trata-se de uma ficha em que as instalações dos alcoolímetros serão mais rápidas e eficientes. Porém para a medida ter a maior equidade possível o cenário ideal seria não só obrigar a instalação em veículos novos, mas também em veículos sem essa pré-instalação.
LifeSafer L250
Características do dispositivo
• Tecnologia patenteada de células de combustível para fiabilidade e precisão
• Design pequeno e moderno
• Padrões de sopro simples
• Interface de utilizador acessível
• Proteção da privacidade dos dados